Concertina

A História da Concertina

Preparamos para você um breve resumo sobre a Historia das Cercas Concertinas, aplicação de cada modelo fabricado e outras formas de segurança com suas principais formas e características.

WIRE RAZOR FENCE (nome original), a cerca de arame farpado é um material que inicialmente foi produzido para a construção de cercas para deter animais, como o GADO mas também para restringir o movimento de pessoas. O arame farpado geralmente consiste de dois fios de arame em si envoltos formando um cabo reforçado que possui, de intervalo a intervalo, farpas pontiagudas tipo espinhos (geralmente quatro) que apontam para quatro direções distintas. O arame farpado geralmente é vendido em rolos de diferentes tamanhos que pode ser desenrolado à medida que vai sendo afixada, essa foi à proposta inicial desse produto. O arame farpado básico, brevemente descrito acima, foi inventado no estado de Illinois nos Estados Unidos em 1873 e foi patenteado no ano de 1874 (em inglês: ‘barbed wire’ ou ‘barbwire’). Hoje em dia, mais de cem anos desde a sua invenção, este produto é utilizado no mundo inteiro da forma original, sendo que existem vários tipos diferentes de arame farpado desde sua invenção.

O arame farpado é também símbolo das guerras e teve aplicações militares que remontam a 1888, quando os militares britânicos o construíram manualmente. Atualmente, o arame farpado é usado para proteger instalações militares, prisionais, manicômios judiciais, aeroportos, ferrovias urbanas e instalações comercias ou particulares, assim como para estabelecer algumas fronteiras territoriais.

Por que Concertina?

Mas porque o nome CONCERTINA já que o nome é ARAME FARPADO? Qual diferença ou que quer dizer?
Essas perguntas a maioria das pessoas fazem, vamos explicar esses por quês.
O nome Concertina vem de um instrumento musical. É um pequeno acordeão, de caixa poligonal (geralmente hexagonal ou em forma de octógono quase quadrado) Portanto o nome CONCERTINA faz alusão a este instrumento, pois é muito parecido com um dos modelos de ARAME FARPADO utilizados nos dias de hoje após transformação original.

Então a Concertina, além de ser uma Gaita (instrumento) também é um tipo de proteção, quando falamos de concertina abrangemos todos os modelos existentes, nas Regiões Sul e Sudeste especificamente são Apelidadas de Cerca Ouriço, Serpentina, Cerca Navalhada, Cercas cortantes, Cerca Pega Ladrão entre outros.

Enfim, a Concertina é a evolução do arame farpado e são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados, torres, entre outros.  São fabricadas em aço galvanizado, inoxidável, galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais. O Arame de concertina é vendido por metro linear, sendo que o preço pode variar de acordo com o modelo e a dificuldade da instalação.

Agora que você já foi informado um pouco mais sobre á historia das concertinas vamos explanar os modelos com as características e suas aplicações.
Conheça os modelos “aqui”.

Não temos o menor preço, temos o MELHOR preço!

× Como posso te ajudar?